F.A.Q.

Porque deveria contratá-la em vez de outro freelancer?

Eu trago para a mesa, não apenas habilidades de redação especializada, mas também um know-how de marketing digital.

Participei em vários projetos de estratégia e redação de conteúdo e construção de autoridade, responsáveis por dar visibilidade a pequenas empresas, nos motores de pesquisa e nas redes sociais.

Tenho mais de 8 anos de experiência em redação e gestão de conteúdo para web e background profissional na área do jornalismo de imprensa (5 anos como jornalista de imprensa).

Respeito e interesso-me genuinamente pelos projetos e negócios dos meus clientes.

Quais são os seus clientes atuais e para quem já trabalhou?

Os meus clientes enquadram-se em dois grupos principais.

O primeiro são as empresas de marketing, agências de publicidade, especialistas de marketing digital e designers de sites que terceirizam o trabalho de redação dos seus clientes.

O segundo grupo são as empresas e empreendedores para os quais trabalho diretamente.

Essas empresas e empreendedores são extremamente diversificados. Podem ser consultores, ou, por exemplo, empresas de comércio online e dos sectores de saúde e bem-estar.

Quanto cobra pelos seus serviços de gestão e estratégia de marketing digital?

Cito cada projeto individualmente porque cada projeto é diferente. Tento avaliar a complexidade de um projeto e o nível de especialização necessário.

Pode solicitar e pagar somente por uma consultoria.

Se já tem a sua estratégia definida, pode solicitar a execução de um ou mais serviços de marketing digital.

Vou receber um orçamento antes de começar o trabalho?

Sim. Conversaremos. Vou entender o seu projeto de conteúdo, conhecer o seu negócio e objetivos. Então, dar-lhe-ei um orçamento, sem qualquer compromisso.

Como vai funcionar a nossa parceria?

Estas são as etapas do meu processo trabalho:

  • Escutar

    Conhecer e entender as necessidades do cliente: através de uma conversa por email, telefone ou videochamada, o cliente transmite os seus objetivos e metas que pretende atingir. Num segundo contacto, vou apresentar uma proposta de orçamento conforme as necessidades do cliente.

  • Diagnosticar

    Caso o cliente aceite a proposta e após assinado o contrato de avença, vou estudar o seu negócio e pesquisar sobre o seu sector de mercado e concorrência. Vou aprender sobre a sua marca, produtos e consumidores. Decidir qual é o caminho a seguir, saber onde o cliente está e para onde quer ir. O ponto de partida define sempre qual será os próximos passos a seguir.

  • Planear

    Com base em toda a informação recolhida começo a definir o melhor plano de marketing digital para a sua empresa. Vou definir o seu cliente ideal, descobrir onde estão as pessoas que lhes interessam e saber como as encantar para convertê-las em clientes.

  • Executar

    É hora de implementar a estratégia de forma cuidada. Será disponibilizado um cronograma com todas as táticas e tarefas, que será atualizado ao longo da execução das mesma, mantendo o cliente a par da evolução do projeto.

  • Medir

    Analiso os resultados das estratégias implementadas, faço ajustes e melhorias.

Terei que assinar um contrato?

Sim. Depois de discutirmos os parâmetros do seu projeto de conteúdo, irei elaborar um contrato que resume os detalhes, incluindo o preço.

O acordo é uma boa maneira de ambos garantirmos que temos as mesmas expectativas.

Quais são os seus termos e condições de pagamento?

Nas primeiras vezes em que trabalhamos juntos, ou para grandes projetos, posso exigir um depósito ou pré-pagamento (50% adiantado e outros 50% na conclusão do projeto).

No caso de colaborações feitas mensalmente, os termos de pagamento serão discutidos previamente com o cliente.

Eu emito as faturas até ao 5º dia útil de cada mês (a menos que outro cronograma de pagamento seja acordado entre nós).

Envio as faturas para qualquer endereço de e-mail necessário, diretamente para si ou para a sua equipa de contabilidade.

Que formas de pagamento aceita?

Aceito transferência bancária ou pagamentos eletrónicos através do PayPal. Se não tiver uma conta de PayPal, ainda poderá pagar pelo PayPal usando um cartão de crédito Visa ou MasterCard. Posso enviar um link que torna o processo fácil.

Esteja ciente de que o PayPal cobra uma taxa de aproximadamente 3%. Se estiver fora de Portugal, o pagamento deve ser feito através do PayPal.

Esteja ciente de que este meio de pagamento cobra uma taxa de transferência internacional de dinheiro, que é baseada no seu país de origem.

Alguns projetos evoluem e aumentam em escopo. Como lida com isso?

Eu forneço um orçamento do projeto com base nos parâmetros que discutimos.

Se durante o processo de produção os parâmetros mudarem ou o escopo aumentar, então iremos conversar sobre como ajustar o orçamento consoante o que será necessário a partir daí.

Pode fazer a gestão de marketing digital para a minha empresa se não tiver experiência direta na minha área?

Sim. Vou precisar de algum tempo para me familiarizar com os detalhes do seu negócio e o seu sector em geral.

Eu gosto de pesquisar, estudar e tenho uma compreensão rápida dos assuntos.

Eu defino-me como uma generalista especialista, habilidade que adquiri com o jornalismo. Quero com isto dizer que tenho facilidade em pesquisar e inteirar-me sobre assuntos de diversos sectores.

Mais importante, independentemente do sector do seu negócio, os mesmos princípios básicos de marketing aplicam-se. É apenas uma questão de adaptá-los à sua situação particular.

Posso ver alguns exemplos do seu trabalho?

Claro! Basta verificar o meu portfólio aqui.

Pode assinar um acordo de não divulgação?

Sim. Pode fornecer esses documentos para eu assinar. No entanto, também deve saber que sou uma pessoa extremamente moral, com um forte código de ética.

É assim que eu trabalho. Nunca faria intencionalmente nada que pudesse prejudicar os negócios de um cliente ou comprometer a sua confiança.